Conforme combinado com a Dra Sofia Quintas, hoje comparecemos no Hospital de Santa Maria numa consulta para falarmos da introdução de um novo fármaco na terapêutica actual da Filipa.
O novo medicamento é Stiripentol e não será mais do que um intensificador da medicação que a Filipa toma actualmente.
Pelo que percebemos da conversa com a Dra Sofia, a intenção seria a introdução de um outro fármaco, mas que de momento não será possível pois a sua entrada em Portugal ainda estará em fase de negociação. Será um fármaco com aplicação nos casos de pacientes com Síndrome de Dravet, mas que também estará a ter resultados positivos na mutação PCDH19.
Contamos ter o Stiripentol ainda esta semana (apenas está disponível na farmácia do hospital), mas só iremos começar a sua administração a partir da próxima 2ª feira (14/11/2016) com o seguinte plano:
- 1ºs 10 dias - 250mg x 2 + a terapêutica actual
- Após os 10 dias - 250mg de manhã e 500mg à noite com redução do Castilium de 10mg para 5mg na toma da manhã
- Após 3 semanas - 500mg x 2 + terapêutica actual com a redução do Castilium acima descrita
Entretanto teremos de estar atentos a eventuais efeitos secundários, tais como sonolência acima do normal, que nos poderão levar a mexer em alguma da medicação actual.
Temos ainda marcado um EEG para o próximo dia 23/11/2016 no HSM, ficando depois a aguardar marcação de nova consulta para avaliarmos a evolução da situação, sendo que no caso das crises da Filipa não será fácil perceber a eficácia da nova terapêutica, uma vez que as crises são espaçadas em alguns meses e teremos de esperar para ver como decorrerá o próximo episódio.
Sem comentários:
Enviar um comentário