domingo, 29 de novembro de 2009

Episódio de 27/11/2009 a 28/11/2009

Estávamos tranquilamente em casa a decidir o que iríamos fazer para jantar, a Filipa estava a ver o Ruca no computador como tem sido habitual, quando de repente tudo recomeçou.

27/11/2009

20:30 - Pequena Crise

28/11/2009

00:02 - Pequena Crise
00:36 - Pequena Crise
00:53 - Pequena Crise
01:08 - Pequena Crise
01:23 - Pequena Crise
01:39 - Pequena Crise
01:52 - Pequena Crise
02:24 - Pequena Crise
02:55 - Pequena Crise
03:26 - Pequena Crise
04:00 - Pequena Crise
04:15 - Pequena Crise
Das 04:17 às 04:30 - Iniciou um ciclo de crises que nos últimos tempos tem vindo a ocorrer, ou seja entra num ritmo de crises seguidas com intervalos curtíssimos numa altura em que a Filipa parece tomar consciência das crises e fica bastante agitada. Sensivelmente a meio desse período de crises tentámos dar uma ajuda com a administração do Stesolid (5mg às 04:23) no entanto a coisa só terminou quando "quis", dando a sensação que administrar algo ou não nestas alturas não parece surtir efeitos. Contudo após o ciclo a coisa acalmou e podemos dormir mais um pouco.

Nessa manhã de Sábado, como em todos os Sábados de manhã, era dia de ir ao CADin fazer a intervenção precoce com a Filipa, pelo que quando tem estas crises acabamos por não ir. Mas como já tínhamos combinado com a Dra Ana Paris, (a futura terapeuta da fala que irá substituir a intervenção precoce) resolvemos arriscar e ir na mesma uma vez que a Filipa se apresentava bastante calma e bem disposta e havia tido aquela sequência mais forte que da última vez tinha coincidido com o termo das crises. No entanto...

09:55 - Pequena Crise10:07 - Pequena Crise
Entretanto a Dra Soraia veio ter connosco e resolvemos que iríamos para a salinha para a Filipa estar mais calma e uma vez que aquela hora estava por conta dela, daria para esperarmos para falarmos com a Dra Ana Paris. Entretanto ainda conseguimos falar directamente com o Dr Nuno Lobo Antunes que lhe reviu a medicação. Durante o período que tivemos com a Dra Soraia a Filipa foi espevitando e até deu para fazer uns joguitos. De seguida estivemos com a Dra Ana Paris e deu para fazermos a nossa conversa com calma. De seguida tínhamos um almoço, mas aí acabámos por não arriscar.

12:23 - Pequena Crise
12:30 - Pequena Crise
13:01 - Pequena Crise
13:07 - Pequena Crise
13:25 - Pequena Crise
13:37 - Pequena Crise
15:22 - Pequena Crise

Após esta hora a Filipa dormiu um bom soninho e não mais se registaram crises. No entanto, no final do dia demos com a Filipa a apresentar 38º de temperatura o que nos deixou a pensar que o encurtamento do período das crises poderá ter sido provocado por alguma maleita que a Filipa tenha nesta altura. Nos últimos tempos as crises estavam com um intervalo de 3 meses e meio e estas ocorreu após 2 meses.

Nesta altura estamos a dar Brufen à Filipa sendo que a temperatura está controlada. Se a coisa se mantiver, iremos procurar ajuda médica não vá a Filipa estar a fazer mais uma otite ou coisa similar, como de vez em quando acontece.


Terapeutica Actual:

Depakine: 240mg + 240mg
Castillium: 5mg + 10mg
Topomax: 40mg + 50mg


sábado, 21 de novembro de 2009

CERCI Vs CADin

Na passada 6ª feira, fomos contactados pela Dra Joana da CERCI a informar que aquela organização não podia estar a fornecer o mesmo tipo de apoio que a Filipa já recebia no CADin. Por isso tivemos que optar e se calhar à males que vêem por bem, pois após falarmos hoje com a Dra Soraia no CADin estabelecemos que a Intervenção Precoce irá ficar da responsabilidade da CERCI e que através do CADin se irá tentar fazer a Terapia da Fala.
À uma semana atrás a Filipa tinha intervenção precoce uma hora por semana e não tinha terapia da fala. A partir daqui a Filipa irá ter intervenção precoce duas vezes por semana (45min x 2) e possivelmente iremos conseguir a terapia da fala, dependendo de haver vaga para os Sábados no CADin.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Actualização

A Filipa tem andado bem de saúde, sem nenhuma maleita a apontar.
Tem continuado a sua evolução lentamente, conseguindo nesta altura, surpreender-nos ao nível da linguagem através de algumas conjugações de palavras. Pensamos que seja já resultado da mudança de sala que a Filipa teve este ano.
Por falar na mudança de sala. A Susana, a nova educadora pediu-nos autorização para sinalizar a Filipa na CERCI a ver o que a coisa dava. Interessava-nos fundamentalmente apoio a nível de terapia da fala, por ser esta uma das áreas em que a Filipa apresenta maior dificuldade e que neste momento nos é bastante complicado de articular com o CADin.

Entretanto arriscámos mandar a Filipa para a natação juntamente com os restantes colegas do infantário, pois aquela actividade poderá ser muito proveitosa na área da coordenação motora, que é outra das áreas em que a Filipa mostras algumas carências. A Filipa efectuou uma primeira aula com os restantes coleguinhas, à qual assistimos de longe, onde foi observada pelos técnicos da piscina e onde se chegou à conclusão de que para o caso da Filipa o melhor é a mesma ser acompanhada individualmente por uma técnica, situação com a qual concordamos inteiramente.

Esta sexta-feira que passou fomos chamados à CERCI de Chelas, onde a Filipa foi sinalizada para termos uma reunião com a Dra Joana Pires que será quem irá efectuar a intervenção precoce à Filipa, duas vezes por semana no infantário. Não se conseguiu a terapia da fala, pois segundo a mesma não há vagas nesta altura, mas vai-se tentar uma boa articulação entre a Dra Joana Pires (CERCI) e a Dra Soraia Nobre (CADin) para que a Filipa possa tirar o melhor proveito possível desta actividade.

Seguem-se, nas próximas semanas, algumas consultas, uma no otorrino para analisar RX aos adenóides que efectuámos e que segundo o relatório não mostra qualquer malformação. Depois em Dezembro teremos mais uma consulta de rotina com o Dr Nuno Lobo Antunes para se ver o estado actual das coisas e analisar análises clínicas a efectuar uns dias antes da consulta.