sexta-feira, 6 de julho de 2012

Balanço de um ano na APISAL

Faz tempo que não escrevia neste blog sem ser a dar conta dos episódios da Filipa. Desta vez vou fazer uma referência bastante positiva sobre um ano lectivo muito conseguido a nível de integração e socialização quer da Filipa quer nossa.


Bastará começar por dizer que foi o melhor ano até hoje!


Mudámos de escola e os receios eram muitos, pois até ali apenas conhecíamos o conforto que o infantário “Arco Íris” nos proporcionava. A Mudança para uma instituição que nada tinha a ver com a anterior, principalmente em envergadura, era para nós uma imagem assustadora. Mas desde logo, ainda antes de começar o ano lectivo fomos confrontados com uma imagem confortante, que foi o facto de sermos convocados para uma reunião com a responsável pelo pré-escolar (Ana Cristina) e com a futura educadora (Sara Calisto) da Filipa, com o intuito de nos conhecerem e de saberem um pouco mais da Filipa para além do que simplesmente estava descrito em relatórios. Fizeram-nos uma visita guiada pela escola onde nos deparámos logo com escadarias assustadoras e com o recreio imenso (para aquilo que a Filipa estava habituada) com vários obstáculos para a ainda frágil locomoção dela. Serviu para, logo expormos as nossas preocupações e para podermos dar as indicações necessárias para poderem lidar da melhor forma possível, não só em eventuais situações de crises, como também para estarem alerta para os obstáculos comportamentais da Filipa, principalmente com o problema das refeições e com a necessidade que a Filipa ainda tem em fazer sestas a meio do dia.

Depois veio a altura em que a Filipa teve efectivamente que ir para a escola e desde o início, nos deparámos com um grupo de crianças fantástico que desde logo a acolheram com se a conhecessem desde sempre e isso como devem imaginar foi fantástico.

Durante todo o ano lectivo fomos sempre mantendo contacto estreito com toda a equipa que envolvia a Filipa e fomos sempre muito bem acompanhados e encaminhados, desde o fantástico trabalho da Sara e da sua equipa (Nela e Ivone), passando pela excelente ajuda e colaboração prestada pela Dra. Sónia Alberto (psicóloga da instituição) que inclusivamente moveu todos os esforços para conseguirmos mais apoios para a Filipa, das reuniões promovidas pela Sara com as terapeutas do CADin, sem falar da atitude da própria Sara que certo Sábado de manhã se sacrificou a levantar bem cedo para nos acompanhar até ao CADin para poder conhecer e aprender mais sobre a maneira como as Dra. Ana Paris e a Dra. Raquel Mata trabalhavam com a nossa filha.

Foi também para nós pais, um ano que foi crescendo a nível das relações com os outros pais e hoje estamos imensamente satisfeitos por estarmos, também nós, integrados de uma forma como até aqui nunca havíamos conseguido.

Queremos agradecer a todos na APISAL, desde o nosso grande amigo Adriano Lopes (porteiro) que conhece e protege as nossas crianças como ninguém, até às senhoras que prestam serviço na cozinha e que ajudam imensamente no processo (que pensamos que já foi mais difícil) de alimentação até às restantes educadoras e auxiliares que sempre ajudaram a cuidar da nossa menina. Agradecer também aos Pais dos coleguinhas da Filipa por serem quem são e por serem também nossos amigos e se preocuparem com a Filipa.

Para o ano irá começar um novo ciclo sem a interacção directa de muitos dos intervenientes da história do ano lectivo que agora chega ao fim e por isso alguma da nossa mágoa, mas com tudo o que tem acontecido até aqui esperamos que seja mais um ano de conquistas e que a Filipa para o outro ano lectivo já tenha a capacidade para dar o salto em definitivo para uma maior regularidade no seu desenvolvimento.